sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Refletindo...


Hoje atendi um paciente que veio do Peru. Está morando aqui há cerca de 8 anos, mas já morou em Buenos Aires durante 5 anos. Ele é descendente de índios e tem o fenótipo bem típico. É técnico em enfermagem, trabalha no Moinhos e tem um irmão médico que mora na Espanha. Sabe falar 4 idiomas: inglês, português, espanhol e italiano.

Gosto de conversar com pacientes assim, sabe, que têm história pra contar, experiências diferentes das minhas. E me empolgo tanto que gasto metade do tempo da consulta conversando com eles, acho que é por isso que tenho muitas histórias pra contar. Ainda mais do jeito que gosto de interagir com as pessoas, quem me conhece, sabe...

Então a consulta foi assim, uma mistura de idiomas, porque começamos a falar um pouco em inglês, um pouco em italiano (o meu ainda está limitado) e o resto em portunhol, já que em espanhol sou um fiasco. E o paciente se despede no fim da consulta:

- You are molto carina!! (carina siginifica gentil, querida, etc...)
- Grazie, arrivederci!!

Outra pessoa legal que conheci foi um cara de Moçambique. Olha, à primeira vista tu não dá nada pelo cara, mas ele está aqui fazendo doutorado em planejamento agrário, já fez parte da alta roda política de Moçambique e atualmente leciona na principal universidade de lá. Enquanto ele fez o doutorado na UFRGS, a esposa cursou filosofia também na federal. Pois é, são pessoas assim, com experiências ricas, que tornam meu dia agradável e rico também.

A maioria dos meus colegas dentistas é assim também. Pessoas que acrescentam algo à vida da gente, sabe. E eu cheguei numa fase que não quero mais tolerar ou me relacionar com quem não me faz bem. Me dou esse direito e não abro mão. A vida passa tão rapidamente que não vale a pena disponibilizar nosso tempo com quem é pobre de sentimentos e mesquinho. E outra, gente mesquinha, "do mal" só atrai coisas do gênero. Como quem me conhece sabe que não sou nenhuma coisa, nem outra, também deve saber do que estou falando.

Mas infelizmente temos que conviver com pessoas não tão legais de vez em quando. Pessoas semelhantes a um câncer. Foi esse termo que usei ontem, conversando com uma amigona ali na Praça XV. Ficamos ali uns 20 minutos sentadas, lagarteando e conversando sobre isso. Nós duas convivemos com uma pessoa que é assim: um câncer. Que destrói toda e qualquer harmonia e tranqüilidade que exista no ambiente.

Há algum tempo atrás, esse tipo de câncer me incomodava muito, mas ontem chegamos à conclusão de que não vale a pena. Essas pessoas não merecem que nos desarmonizemos por culpa delas. Afinal, tem coisas na vida muito mais importantes e muito mais bonitas pra dispensarmos nossa atenção, preocupação e carinho. E tenho dito!

Retificando...

Em um outro post escrevi que meus 2 pecados capitais eram a preguiça e a gula. Mas hoje, almoçando num restaurante chamado Manjericão (numa galeria na Salgado Filho), vi um casal de namorados almoçando. Os dois eram gordinhos e tal, repetiram os pratos salgados, mas até aí tudo bem, eu também me sirvo mais de uma vez quando vou nesses buffets. Mas quando o casalzinho feliz se serviu das sobremesas em um prato fundo, cheguei à conclusão de que definitivamente a gula não é mais um pecado capital meu!!!

Conspiração!

Não sei o que acontece, mas todas as sextas- feiras tem engarrafamento na freeway. Não dá pra entender porque saio no mesmo horário tanto na quinta quanto na sexta, mas a tranqueira é sempre na sexta!! Quem souber o motivo ou tiver alguma teoria (qualquer teoria), por favor, me diga!!

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Criança mal-educada!

No consultório ao lado do meu, a dentista atende uma criança de 6 anos:

- Tia, por que tu tem bigode?
- ???
- Tia, sabia que se tu tirar os brincos e cortar o cabelo, tu ficaria parecida com um homem??
- E tu sabia que é falta de educação uma criança da tua idade ficar dizendo essas coisas pra um adulto?

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Aventuras!!

Quarta-feira. Dia de acordar cedo e pegar o trem. Dia de atravessar a Volunta até a Dr. Flores e assistir 3 horas de italiano. Na ida encontro um veterano da faculdade e descubro que ele se mudou para perto da minha casa e está fazendo mestrado em saúde bucal coletiva (ecasss - ainda bem que tem gente que gosta).

Oito e meia da manhã e aquele centro já tava um fervo só. As lojas abrindo, os camelôs aos berros e o tio que passa com o carrinho de salgados e café assobiando feito um passarinho verde. A aula tava bem tranqüila, ainda mais que vários colegas faltaram. Hoje não teve espanhol misturado com italiano, mas o vô Marcelino deu uma aula de cultura geral! As tias histriônicas estão menos falantes a cada semana, é bom porque assim elas dão oportunidade para as pessoas mais tímidas falarem.

Na saída, encontro o sósia do Waldick Soriano na Voluntários, muito parecido! Tento achar o dvd do Fito Paez e nada de novo, vou ter que comprar pela internet mesmo! Depois meu cabelo quase sofre um atentado por causa daqueles caras que ficam gritando:

- Cortáá cabelooo!! Vendêêê cabeloooo!!! Qué vende o cabelo, moça?
- Não, não quero!!

E quase que o cara passa a tesoura numa mecha da minha cabeleira. Credo!! Praticamente um atentado!! Passo por dentro do mercado público e sinto aquele aroma peculiar de peixe... Chego na estação mercado e um cara que vende ZH me puxa pelo braço, ou melhor, quase arranca meu braço, pra me oferecer um plano de assinatura. E logo o meu braço que tá seqüelado por causa da cirurgia de ontem. Que merda! E que dor também!!

Pego o trem vazio mas quando paramos na estação Rodoviária, entra aquele povaréu! Famílias com dez mil crias ranhentas e com bico. Teve uma mulher que não conseguiu lugar pra sentar e ficou resmungando feito o Mutley. Uma outra chegou com 2 segundos de atraso e ficou do lado de fora espraguejando o maquinista. Bah, fala sério, que gente estressada! Na verdade, o centro de POA é habitado por alienígenas mas que conseguem viver em sociedade. Eu não conseguiria! Não me imagino aos berros feito um camelô ou com uma tesoura na mão pronta para atacar cabelos compridos e bonitos. Também não me imagino cheia de panfletos na mão, aos gritos:

- Fábrica de calcinhaaaaa, fábrica de calcinhaaa!!!
- Piercing, "tatuagi"!!!!
- Compro ouro, vendo ouro, corte de cabeloooo!!!
- Dentista, avaliação é gratuitaaaa!!! (esse é o que mais dói na alma...)

Quando estou pra descer na estação Canoas, vejo um bixo meu da época da facul que também trabalha com saúde bucal coletiva. Indo pra casa encontro mais um sósia, mas dessa vez é do Ringo Star. Chego em casa e tem uma massa muito boa no almoço e uma carne de panela. E o pai diz:

- Se tu quiser tem refri, Caroline.
- Qual? Coca-cola?
- Não, guaraná Fruki!
- Por que tu nunca mais comprou coca? Fez um acordo com o fabricante do Fruki?
- Porque coca-cola mancha os dentes e o guaraná não. Além disso, guaraná faz bem pro cérebro!
- Ai... tá, deixa assim. E essa massa aqui? Que tipo é?
- Como assim?
- Essa massa de gravatinhas... como é o nome?
- O fabricante?
- Nããooo, pai... quero saber o tipo. Tem penne, ravioli, espaguete. Qual é o tipo dessa?
- Gravata, oras! Cada pergunta que tu me faz, viu??
- Tá, esquece...

E foi isso. Pra uma manhã apenas, bastante coisa aconteceu. Agora é ir pro trabalho de tarde junto com uma bisnaga de gelol e de noite aula no centro espírita. Vamos ver o que o resto do dia me reserva!!!

terça-feira, 28 de agosto de 2007

"D" de dia de sorte!

Depois de uma manhã FDP lutando contra um siso por 2 horas, fui almoçar com a minha tia Fernanda. Então descobri mais um pecado capital, sim, porque até então eu só tinha 1: a preguiça. A Nanda me disse que sou gulosa também. Ah, nem é tanto assim, o problema é que os buffets executivos de hoje em dia são muito bons!!! A culpa é deles, não minha.

Depois de quase morrer comendo dou uma passada em casa e volto pro consultório. Chego do trabalho e o mano tinha feito uma panelada de branquinho!! Muito bommm! Vou estender uma calça jeans minha que tava na máquina e acho uma nota de 2 pila:

- Bah, mano! Achei uma nota de 2 reais aqui na minha calça que tava lavando!
- Putz, Caroline! E eu precisando de dinheiro!!! Se eu soubesse, tinha estendido a calça no varal pra ti, hehehe...

Quando coloco a calça no varal, mais uma nota cai:

- Leonardo, tinha mais uma nota de 10 pila no bolso da calça!!!
- Ah, PQP, Caroline!! E eu aqui numa puta falência!
- Ihh, acabou de cair mais uma moeda de 1 real aqui!
- Tá, guria. Chega de papo e passa essa calça pra cá...

Listerine!

- Caroline, Caroline!! Olha aqui, ó, olha o que a mãe comprou!!!
- É só um frasco de listerine, Leonardo!
- Não é "só" um frasco de listerine, guria!
- Tá, guri. E o que que tem então?
- É que a mãe comprou e é meu. Só meu. Não é pra tu usar, entendeu?
- Huummm.... tá bem. Mas posso saber o motivo?
- Ah, é que ela disse que minha boca é muito fedorenta e a tua não!!!
- Aaahhhh tá.... tá bom, então. Fica com o listerine só pra ti, hehehe...

Mulher


Pra tocar o coração de uma mulher
é preciso amá-la no silêncio de seus lábios
é torná-la a única e última de sua vida
é andar com ela de mãos dadas
deixando que ela guie seu caminho

Pra tocar o coração de uma mulher
é preciso declarar todos os dias o seu amor
é respirar o mesmo ar que ela respira
é entregar-se a ela sem medo de sentir dor

Pra tocar o coração de uma mulher
é preciso conquistá-la com sinceridade
é querer viver somente ao lado dela
e amá-la de verdade por toda a eternidade!

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Bom


Bom é acordar e perceber que se está sorrindo
É chegar na cozinha e ter aquele café esperando
Bom é estar indo enquanto todos estão vindo
É ser tão feliz que sempre me pego cantando

Bom é dividir essa imensa alegria que sinto
É ter essa paz que estou sentindo agora
É pintar a vida com as cores que eu uso
Colorindo a vida das pessoas que encontro

Bom é ter os amigos que tenho
E com eles chorar e dar boas risadas
Bom é se sentir uma pessoa completa
E não desabar com as atitudes frustradas

Bom é chorar quando se tem vontade
É rir quando se está nervosa
Bom é ligar quando se sente saudade
E abraçar aquele abraço apertado

Bom é viver o hoje como um dia especial
É olhar pra Lua e sentir sossego e paz
É amar sem ter medo que seja desigual
Bom é viver sem deixar para trás

Bom é dar consolo a quem precisa
É elogiar quando merecido, com sinceridade
Bom é cantar dez mil vezes a mesma canção
Bom é ser feliz como eu. De verdade!!!

Matando a saudade!!!

Fiquei sem ir na massagem 1 semana e já estava quase surtando, hehehe... Bah, como sinto falta das mãos da Sandra, minha coluna principalmente! É a minha terapia. A única parte ruim é que tem feito muito frio e ficar pelada no inverno só com uma toalhinha por cima... não é fácil.

Corrente

Rafaela amava Tiago
que amava Lúcia
que amava Rodrigo
que amava Vanessa
que amava Lucas
que amava Luiza
que não amava ninguém
mas era amada por Tom
que era amigo de Vinícius
e também do Chico
que tinha em sua vida a Carolina
que amava apenas a vida
e vem em quando
um certo alguém
que só tinha olhos
para ela, Rafaela.

domingo, 26 de agosto de 2007

Ciclo natural das coisas

Já notaram que quando os namoros terminam as pessoas se voltam mais pra msn e orkut? Tenho percebido isso com algumas amigas que estavam namorando e hoje não estão mais. Elas passam um tempão sem entrar no msn e, de repente, surgem aqui e começam a conversar, perguntando sobre as festas, lugares bons pra sair, amigos pra apresentar. Isso acontece com todo mundo ou quase todo mundo.

Comigo também foi assim, exceto pelo meu último namoro que foi à distância, onde então o msn era muito útil. Mas é sempre isso que acaba acontecendo, esse ciclo, início e término de namoro, sumiço e retorno ao msn. E tá certo isso, sabe... afinal, quem está namorando tem coisa muito melhor pra fazer do que dividir o tempo com um computador (exceto quando se trata do blog, acabei viciando...).

Mensagem legal

O filme não é recente, mas só consegui assisir ontem. "Em busca da felicidade" com o Will Smith. Quando as coisas vão mal, elas podem ficar piores, terríveis, péssimas, catastróficas, desesperadoras e ainda assim, piorar ainda mais. Mas acho que elas só pioram porque acabamos permitindo isso, demoramos pra dar o famoso "basta"! Mas é como eu disse num post antigo, o fundo-do-poço é o lugar mais seguro que pode ter, pois dali só tem um lugar para o qual se pode ir: pra cima!

Há alguns dias uma amiga me disse que todo fundo-de-poço tem um fundo falso. Fui obrigada a discordar. Os responsáveis pela profundidade dos nossos poços somos nós mesmos. E olha, já é tão difícil perceber o fundo-do-poço e começar a nova escalada, que se criarmos um fundo falso, aí sim complica. Sei lá, eu penso assim pelo menos... Não crie um fundo falso no seu poço!!!

Espetinhos duplos!

Mais um domingo, mais um almoço nos gringos! Até penso em almoçar em casa hoje, mas quando chego na cozinha e vejo o cardápio (espetinhos mistos de legumes e tipos de diferentes de carnes), mudo de idéia na hora. Consigo acordar mais cedo, ouço o final da corrida, lavo minhas roupas e vou pra casa da nona.

Quando chego na cozinha da vó, de cara sinto cheiro de churrasco ou algo do gênero. E então eis a surpresa: o mesmo cardápio que tinha na minha casa!!! Ataque duplo de espetinhos mistos!!! Putz, a merda é que sou a pessoa mais chata que conheço pra tipos de comida. Gosto sempre das mesmas coisas e sou daquelas que nunca comeu mas diz que não gostou. Pra eu experimentar comida japonesa, por exemplo, ensaiei muito... Mas estou progredindo. Hoje já como sushi, comida chinesa e alguma coisa da cozinha árabe... um dia eu chego lá!

Ainda bem que tinha cachorro-quente sobrado de ontem. Foi o que me salvou!! Ainda mais que eu não comia nada desde o almoço de sábado. Devorei 2 cachorros e meio e uns salgadinhos de festa. Sem falar na sobremesa: petit gateau (acho que é assim que se escreve). Na TV tava passando uma entrevista ao vivo da Expointer com o Rigotto. A Odete reclama:

- Humpf, olha aí, o nosso digníssimo governador!!
- Olha, Odete, o Rigotto não é mais governador faz um tempinho, sabe...
- Ah, é... hehehehe... agora é a Yeda!
- Agora não, né.... já faz tempo. Mas deixa assim, hehehe...

Saindo do assunto almoço, a casa da minha avó virou um gatil. Além dos 5 gatos que já são deles, hoje eles acolheram uma gata de rua que deu cria na sexta. Ao todo agora são 9 gatos. A gatinha teve 3 filhotes, coisa mais querida. Mas não quero nem ver quando os gatos da casa souberem da existência da nova "família". Portanto, se alguém quiser ou souber de alguma pessoa que queira um gatinho, me avise!

Depois do almoço farto de espetinhos e cachorro-quente, vou pra sala e tenho uma overdose de seriados da sky. É lá que fico a par do que acontece naqueles que gosto mais, já que aqui em casa não tenho mais esse luxo.

Mostro esse blog pros meus primos Eduardo e Rafaela e eles adoram os diálogos dos gringos e os do meu irmão. Mas tenho que pedir pra eles não contarem pro Leonardo, pois se ele sonha que escrevo coisas sobre ele aqui, ele me mata! A Rafa se empolga e diz que vai trocar o fotolog dela por um blog também. Converso bastante com ela, como sempre, e pergunto sobre o vestibular pra psicologia. Acho que tem tudo a ver com ela, tomara que ela passe!

Enquanto mostro o blog pra Rafa, a Maristela me entrega o tema dela de inglês pra tirar as dúvidas. Acho que ela é hiperativa, sabe, porque ela fica andando de um lado pro outro, dizendo que tem que estudar inglês, que tá cheia de tema por fazer, mas acaba não fazendo nada!! Tanto que quando eu estava indo embora ela já tava deitada no sofá catando algum filme do Telecine.

Já o vô, bom, o vô sempre olha os jogos de futebol que passam na globo ou na band. Não importa os times que estejam jogando. Mas hoje não assisti tv com ele. Ele tem estado tão quieto, hoje falou pouco durante o almoço... Não teve "Volare", que dirá então "La bella polenta"... saudades, sabe... dos dias que meu tio estava aqui e que o vô era todo sorrisos...

Kings + Bongô


Pra quem gosta de Beatles tem um lugar muito legal que conheci ontem: The Kings. Fui num niver lá e tava muito legal. Revi amigas que não via há muito tempo, mas tanto tempo, que uma delas já está grávida de 5 meses. Incrível como tem vezes que o destino afasta as pessoas da nossa vida. E tem um drink muito bom que também recomendo: Multiple orgasm! Sim, é isso mesmo! E é bom mesmo, é um drink de vodka com amarula.

Tava tudo muito bem até que parou de tocar beatles e, não me pergunte o porquê, começou a tocar hip hop. Bah, essa a era a deixa pra eu ir embora. Convido algumas amigas dali pra ir pro Bongô, mas nenhuma delas quis. Tinha um outro pessoal lá que ia pro tal do Beco. Beco??? Tá, deixa assim, só sei que é um lugar onde toca "rock dançante".

Vou pro Bongô sozinha. Olha, nunca vi tanta gente feia num lugar só. Sem contar que vi um cara igual ao John Lennon lá. Coitado, tava totalmente perdido, ele tinha que estar era no The Kings!!! Mas sério, o cara era muito parecido. Aí comecei a tomar vinho. A vocalista era a mulher do The hard working band. Canta muito aquela mulher! Resolvo ligar pra uma amiga no meio do show e convido ela pra ir pra lá. Ela chega quase no fim do show , mas valeu pela companhia.

Acabamos fazendo amizade com 4 caras que estavam ali perto. Muito engraçados eles, todos gremistas fanáticos, sócios que vão a todos os jogos!!! Começaram a dizer as escalações do tricolor de 83 e por aí vai. Um deles se dizia gaúcho mas com um puta sotaque de paulista. Duvidei até a morte que ele fosse daqui. Até que ele me convenceu quando citou a escalação do grêmio de 83 e mais ainda quando ele cantou o hino do RS.

E outra, o mundo é muito pequeno! Conheci um cara que morou duas ruas depois da minha quando eu era criança, ele estudou com a minha melhor amiga a vida inteira e eu nunca sequer tinha visto a criatura. Mas é da vida isso, né? Bom, mas a noite tava bem legal, deu pra dar umas risadas, reencontrar amigas, beber drinks, vinho e ouvir música boa! Muito bom!!!

sábado, 25 de agosto de 2007

Jurunaaaa!!!!

Hoje me deu uma vontade de cortar o cabelo. Mas passei no veadinho onde sempre corto e tava lotada a biboca do salão!!! Bah, e agora?? Eu tava com aquele impulso, sabe? Ah, não tive dúvidas, cheguei em casa, lavei o cabelo e passei a tesoura na franja!!! Ficou péssimo!!! Curta demais, a legítima juruna!!! Agora só me resta sentar e esperar que o tempo corrija... Bem feito!! Ninguém mandou, né...

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Por favor, comigo não!!


Pois é... é definitivo! Nossa gerente sairá da clínica amanhã. Então, hoje foi aquela coisa no trabalho: fotos, presente de despedida, choro de algumas gurias e uma coisa que espero que nunca façam comigo: carro de som!!

Bah, foi um fiasco! Eu tava atendendo meu paciente e, como meu consultório é de frente pra Borges, todo mundo ficava pedindo pra entrar e espiar o tal carro de som! Respeito zero! Sem falar que acho carro de som um mico total! Não curto esse tipo de exposição!!! Vai fundo, pode me chamar de anti-social, mas sou daquelas que gosta de passar despercebida...

Tá, então lá pelas 16:30 foi aquele caos. Fiz o procedimento que tinha que fazer e liberei o paciente, que por sua vez, também queria saber o que estava se passando. E aí sei que começou o mico, né... "Fernanda, Fernanda!!! Desça aqui na rua, Fernanda!!!! Onde você está??" Bah, sem comentários!!! Sugeri uma cesta com flores ou algo do gênero pra evitar o mico, mas não gostaram muito da idéia, fazer o quê...

Depois fui auxiliar numa cirurgia de siso. Paciente totalmente descompensada!!! Chorou, fez fiasco, pediu pra pegar na mão da mãe, reclamou o que podia e não podia e na hora da sutura pediu pra darmos os pontos com fio-de-sutura cor-de-rosa!!! Sim, como se existisse essa opção... é fio preto e não tem conversa. Detalhe: a peciente tem 21 anos!

Finalmente depois de toda essa função do carro de som e da guria surtada consigo ler a ZH, isso já era 19h. Mas eu estava tão cansada e tão aérea que não absorvi nada do que li. Só lembro que o Paulo Sant'ana fez um apelo à Ieda e ao Lula sobre o SUS e na questão da segurança pública. Pra encerrar a sexta pego um engarrafamento básico na entrada de Canoas e, pra completar, sirvo de bode expiatório da mãe e do mano, que resolveram tirar com a minha cara desde que cheguei até agora!!! Bah, olha... tô até com medo do que me espera amanhã!!!!!

OBS.: Fiz o teste ontem e percebi que"A Grande Família" ainda consigo assistir, mas acho que é o único que ainda presta...

Amwaycore!

Hoje de manhã, no café dos meus pais:
- Aristides, que tu tá fazendo assim, todo vestido de amway?
- Como assim "amway"?
- Assim, com essa calça jeans justa, tênis e camiseta! Se não estivesse ficando calvo, faria até um franja!!
- Huummm... quem sabe tu não tá querendo dizer "EMO"??
- Sei lá, vai saber!! Pode ser...

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Aahhhh, sei lá, entende???

Meu irmão foi selecionado pra servir nas Forças Armadas! Tá, ainda não tá 100% certo, mas em janeiro ele tem que se apresentar pro exame físico. Bah, nunca vi o Leonardo tão puto da cara!! Também, ele pediu, né... Trancou a faculdade (ou largou, nem sei mais), tá com um emprego em vista, mas ainda não começou nele, tem uma puta estatura, puxa ferro todos os dias, cabeludo e guitarreiro... Óbvio que os milicos iam pegar ele!!!

Há algum tempo eu torcia pra que ele fosse selecionado. Sei lá, pra pegar jeito de homem, deixar de ser tão gurizão, um pouco de disciplina, cortar o cabelo (uuhúúú)... Mas quando fiquei sabendo que ele tem sérias chances de servir, bateu uma coisa estranha, sabe. Sei lá, o malinha sempre esteve aqui no quarto ao lado e saber que talvez ele não esteja por um certo tempo... me deixa assim, assim!

Ah, quem é que vou pentelhar nos meus momentos de tédio?? Quem vai fazer as manutenções no meu computador? Quem vai me pentelhar todas as noites depois do trabalho?? Aaaahhhh, sei lá, entende???

Gatinha manhosa e a volta do bolha!

Mais um dia que tenho que sair de casa sem café-da-manhã. Não é minha culpa, mas sim da preguiça que se apodera do meu corpo todas as manhãs de inverno. Vou pro trabalho e decido parar numa padaria pra comer alguma coisa. De início simpatizo porque a padaria se chama "Casa do Italiano". Bem simpática até, mas estava vazia. Resolvo pedir um pão-de-queijo. E enquanto espero a mocinha aquecer o lanche, penso se devoraria ele ali mesmo ou no caminho da clínica.

Minha dúvida logo é resolvida porque começa a tocar uma música péssima na tal padaria, até então simpática ao meu ponto de vista. A voz do Fábio Jr. invade o estabelecimento de maneira a dar enjôo nas pessoas que estariam comendo ali. "Um dia gatinha manhosa eu pego você...". Blérgh. Pego o pão-de-queijo e saio correndo!

Vou comendo no caminho mesmo, ali na Andrade Neves. Chego na clínica e recebo a notícia de que a melhor gerente que tivemos vai sair dali. Bah, que merda, tchê!! A Fê é muito legal, não tem estresse com ela. Sabe aquela pessoa que é teu chefe, mas sabe conversar contigo? Sem ser grosseiro, sem querer mandar por mandar. Mas não! Ela conseguiu emprego na área dela (educação física) e vai se mandar. E certamente alguma certa "bolha" voltará a reinar por lá, pelo que dizem os boatos.

Puxa, sei que é da vida, mas é tão chato quando nos acostumamos com o sistema de uma pessoa e depois ela vai embora. Fiz muitos amigos nesse emprego e vários já saíram de lá. No início sempre é difícil pra mim porque sinto muita falta deles. Mas a vida vai passando, passando, passando e acabo me acostumando. Mas aqueles amigos, os de verdade mesmo, esses eu nunca me acostumo!!! Não abro mão de minhas amizades porque nas horas em que mais preciso, eles estão sempre lá pra me ouvir e estender a mão.

Pois é... hoje foi um dia bom, exceto pela saída da nossa gerente... Comi tanto no almoço que quase tive uma congestão!! As gurias que almoçam comigo se apavoram por eu não ser uma rolha-de-poço... Sei que tenho que me cuidar, afinal não quero recuperar nem unzinho dos 14 kg eliminados!!! É isso mesmo... 14 kg!!!! O equivalente a uma criança de mais ou menos 3 ou 4 anos! Já pensou???

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Televisão alienada!!

Olha, definitivamente não dá!! Assistir aos canais abertos da TV é um convite a cortar os pulsos. É isso mesmo... E por isso não assisto mais TV. Ontem eu tentei assitir um pouco do Casseta & Planeta, mas mal consegui mexer os lábios. Dizem que a parte engraçada é quando eles fazem deboche da novela das 21h, o que pra mim não vale de nada já que não assisto novelas.

Ah, que saudade do tempo em que assinávamos Sky... Pelo menos podíamos assitir alguns filmes, documentários e os seriados americanos (tem uns que são bem legais). Pois é, mas meu pai cancelou pra reduzir despesas. Depois de muito implorarmos, ele esperou as últimas olimpíadas terminarem pra fazer o pedido de cancelamento. E desde então é esse caos de TV aberta.

Pra não dizer que nunca ligo a televisão, utilizo ela como despertador e então acabo assistindo o Bom Dia Rio Grande e de vez em quando o Bom Dia Brasil. Mas que é uma naba começar o dia ouvindo que a carga tributária aumentou ou que teve mais um escândalo sei lá onde, isso é! Hoje escutei que mais de 34% da renda brasileira vem dos impostos pagos por nós. E os especialistas ou o governo (não sei bem) dizem que não, que a carga tributária não tá aumentando, mas sim que a economia cresceu! Ah, vai a PQP, né.... Tenha dó. Antes esse tipo de notícia não me afetava em nada, mas agora que eu recolho o IR e presto contas com o leão... me interessa muito! Queria ter tido tempo de ficar mais uns minutos em casa pra ouvir o comentário do Alexandre Garcia a respeito dessa matéria. Eu poderia ver mais tarde no Globo News, mas não temos mais a Sky! Merda!!

Então decidi isso! Canais abertos never more! Pode me chamar de alienada, revoltada, o que for... mas não tenho paciência com o lixo que apresentam na televisão. Amanhã farei uma última tentativa, quero ver se consigo assistir "A Grande Família". Mas vou recorrer à imprensa escrita pra não ficar totalmente fora de sintonia com o mundo que me cerca. Se bem que, pensando bem, tem muitas vezes que é melhor ficar fora disso tudo... pelo menos por uns momentos...

Italiano + Spañol

Mais uma aula de italiano. Mais espanhol misturado com italiano vindo do vô Marcelino, ah, mas ele é tão querido que ninguém corrige ele. Sei lá, eu sempre aprendi que é falta de educação corrigir os mais velhos.

Consegui fazer duas amizades, uma com a enfermeira Betty (na verdade, ela se chama Daniela) que é muito legal e num intervalo de tempo de uma hora já me contou um monte de coisas. Gostei muito dela, talvez por ser mais alternativa. E sempre gostei mais dos alternativos ou diferentes, como queiram chamar... Talvez porque eu seja diferente também, vai saber...

O outro amigo que fiz é um psicológo, mas nunca diria que ele é o que é... Sei lá, sempre pensamos num profissional de mais idade, que te olha e concorda com as coisas que tu diz, fica apenas na escuta, analisando, analisando e analisando... E esse só tem 27 anos e tem pinta de playboy (nada contra os playboys, não sou uma pessoa preconceituosa!).

Faz tempo que não faço terapia, mas quando eu ia era bem assim. É parecido com a mania péssima que tenho de ficar analisando os dentes das pessoas enquanto falo com elas. Bah, tenho que parar com isso. E parar de ficar observando demais as pessoas.

A aula foi bem melhor dessa vez. A voz do professor desengasgou e finalmente consegui entender o que ele diz em aula. Saio da aula, dessa vez sem matar o segundo período, e ao chegar na calçada, encontro o "mindingo" mais feliz que vi na vida!! Ele estava lá, agarrado na sua bengala, dançando alguma coisa que não reconheci... mas feliz, rebolando ao sol desse clima louco que, apesar de fazer parte da minha vida há 24 anos... jamais conseguirei entender!!!

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Solidão

Ela queria um amor pra vida toda
daqueles cúmplices, companheiros
misturado com uma paixão quente
que faz tremer pernas e joelhos
que dá vontade de beijar, agarrar
e nunca mais largar.
Ela procurou em todos os lugares
todas as esquinas, todos os bares
alguns vieram lhe sorrir
e ela só os fazia partir.
E foi assim
ela procurou,
tanto procurou
que sozinha ficou.

Corazon














Ela tinha um coração triste
E Deus trocou-o por um feliz
Feliz ela viveu até chegar o dia
Em que alguém lhe diz:
"- Ande por outras ruas!"
Voltou a ter um coração triste
As lágrimas eram só suas
A dor, sua única companhia.
Com dor ela viveu
Em meio a tristeza e a agonia
Por fim, alguém conheceu
Pensou que sorriria novamente
Que triste engano ela cometeu!
O coração que ela buscava, era de outra
E jamais seria seu!

Luna




No silêncio da rua
conto as pedras da lua
com ela divido o meu amor
mas o que ela divide comigo?
Solidão, silêncio e dor?
No silêncio da rua
conto as pedras da lua
que está lá no alto
e é tão minha quanto sua
e mesmo sendo tão grande
tão imponente
não me preenche
tampouco me sente
e se não for a lua
quem será?
A completar esse vazio
dessa muralha que ruiu?

Amor

Ele está aqui
mas pode estar ali
pode ser por algum ou alguma
pode ser óbvio
mas não ter explicação nenhuma
pode ser sentido, escondido
ou então mal correspondido
faz rir, chorar, sonhar, cair
pode atormentar, tirar o sono
mas ele nunca deixará de existir
colore o caminho de quem o sente
deixando a vida fluir
não é feio, mas pode ser estranho
pode ser puro e um pouco egoísta
e carregar uma força sem tamanho
que ilumina a vida de quem o sente
e dos que são acalentados por ele
muitas vezes ele é infinito
o sentimento mais bonito
que transcende os poros da pele
quem já o sentiu, sabe como é
é entregar-se totalmente
da cabeça até os pés
alma, corpo e mente
tem vezes que chega de mansinho
em outras, traz a paixão
pra iniciar o caminho
mas ele estará sempre ali
comigo, contigo
ali.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Irmão ímpar e singular!

Só quem conhece o Leonardo pra saber a figura que ele é. Agorinha mesmo, no almoço, ele me saiu com essas:
- Onde tu foi ontem de tarde, Caroline?
- Fui no Gasômetro com a Ana. Lembra dela?
- Não. Quem é ela mesmo?
- Aquela que vinha aqui em casa e afinava teu violão, que fazia cursinho comigo, lembra? Ela estuda veterinária e é PRF.
- Não lembro... mas que que tem ela?
- Nada, ela perguntou como tu estava.
- O que ela perguntou?
- Perguntou como tava indo a tua faculdade, aí disse que tu largou.
- Ah, Caroline, não é isso que tem que responder!!! Tá, que mais ela perguntou?
- Perguntou o que tu estava fazendo da vida, aí eu disse que tu não estava fazendo nada.
- Bah, guria, que merda!! Não se responde isso também!!! Tá, que mais?
- Ela perguntou se tu tava trabalhando e disse que tu estava desempregado.
- Porra, Caroline!! Estragou tudo!!! Tu também, né... não me ajuda em nada!!
- Estraguei o quê e ajudar em quê? Ou vai me dizer que tu sonhou em ter alguma coisa com a Ana?? Não delira, né...
- Tá, não digo com ela. Mas quando alguma guria for te perguntar essas coisas, tu não pode responder do jeito que falou pra Ana.
- Hummmm, tá... E o que devo dizer?
- Assim ó... se perguntarem sobre faculdade, nunca diga que larguei, tem que dizer que tranquei por um período.
- Humm... sei! E depois?
- Se perguntarem o que faço da vida, diga que vivo da música, mas nunca diga que não faço nada ou que fico o dia todo em casa. Entendeu?
- Entendi, entendi.
- E quando perguntarem sobre emprego, diga que estou procurando e não que estou desempregado. Capice?
- Si. Io capisco.
- Vamos recapitular o que tu tem que dizer???
- Ah, vai te catá, Leonardo... eu hein... fala sério...

Atrasadinha...

O almoço foi ontem, eu sei, mas só estou postando hoje porque o domingo foi bem movimentado. Resolvo ficar em casa no sábado de noite porque estava muito cansada, a noite estava daquele jeito e além disso queria acordar cedo no domingo. Coloco o celular pra despertar as 9h, mas não adiantou... ignorei totalmente o despertador!! Acordei mais de 11h de novo. Os gringos já ligam perguntando se eu não ia mais almoçar com eles. Me arrumo depressa, convido o mano pra ir comigo, teclo um pouco no msn e me vou!!!
Como sempre, a vó diz que tem pouca coisa de almoço, apenas sopa de legumes, almôndegas, arroz, nhoque, torta de brócolis com molho branco, pastéis de carne ou queijo, salgadinhos sobrados de festa, saladas, frutas picadas... só isso!!!! Enquanto almoçávamos, assitimos ao globo esporte, que mostrava o Para Pan. E tivemos que explicar pra vó como funcionam algumas modalidades. Ela até que entendeu, do jeito dela, mas entendeu. Comentamos como essas pessoas têm garra e força de continuar, enquanto tem gente que tem tudo na vida e desiste, seja usando drogas ou então cometendo suicídio (acho isso a maior covardia que um ser humano pode demonstrar, mas nesse post não vem ao caso...). Termina o programa e começa a passar Didi (ecasss):
- Tu gosta do Didi, vó?
- Aham, gosto bastante, Nine.
- Então a senhora vai querer assisir esse programa, né?
- Não, eu nunca assisto.
- Mas a senhora disse que gostava!?!?
- Gosto, mas nunca assisto. Eu gostava quando era Os Trapalhões.
- Huummm... sei.
Depois do almoço, voltamos pra casa e vou pro Gasômetro. Corrigindo: vou tomar banho de chuva no Gasômetro. Assim que a chuva passa, a Ana e eu caminhamos mais um pouco, conversamos sobre a vida ao sabor de churros e chimarrão, até que um show de RAP nos expulsa de lá. Deixo ela em casa e vou pra última parada do dia: minha outra avó, que colocou uma prótese no joelho.
Complicado ver ela ali, sentadinha, imóvel, sem poder cortar um pedaço de cuca pra mim, como ela sempre fazia. Complicado ter que conviver com pessoas que me são indesejáveis mas que estão ao lado dela. O Marcelo vive me dizendo coisas a respeito disso e sei que ele tem razão, mas ainda é difícil pra mim. Vamos ver se o Espiritismo me ajuda nisso.
No fim do dia, a Ana me chama pra ir no tal de Café do Lago, mas disse pra ela que banho de chuva é só um por dia. Volto pro computador viciante e me abraço nos artigos de cirurgia que tanto me perseguem...

Que coisa...

Olha, não que eu saiba muita coisa de anatomia, sabe, mas tem dentista que é sem noção demais!!! Tudo bem, não estudamos anatomia do corpo inteiro a fundo, mas alguma noção da 7ª série e vestibular as pessoas devem ter. Há algumas semanas atrás, no lugar onde trabalho em Porto Alegre, estávamos lendo uma reportagem na ZH a respeito do Cirque du Soleil, que virá ano que vem e tal. Aí, tinha uma foto daqueles caras engolidores de espadas. Dentre os amigos que estavam ali comigo, alguns acharam ser truque dos caras, que era impossível engolir uma espada, já eu e outros dali achamos que com algum treino é possível sim. Ah, sei lá, o cara inclina a cabeça pra trás e se usar uma espada com um diâmetro não muito grande, ele passaria ela pelo tubo digestivo, vai saber, né... Mas então, surge a pérola da tarde:
- Mas Carol, como é que o cara passaria a espada pelo tubo digestivo?
- Ah, sei lá, se ele usar uma espada fininha e com a ponta romba, talvez dê, né...
- Mas e o coração?
- O coração????
- É. Como fica o coração nessa história? Como o cara não fura o coração???
- Huummm... talvez porque o coração não fica no tubo digestivo.
- Ah é??
- É.
- Huummmm. Tá. Mas e o pulmão?
- Que que tem os pulmões?
- Não furam também???
- Olha, os pulmões fazem parte do trato respiratório, né. Acho que também não tem muito a ver com o tubo digestivo, entende...
- Huummmmmm... entendo. Como tu sabe essas coisas todas?
- Como assim?????
- Essas coisas que não têm nada a ver com odontologia.
- Talvez porque eu tenha feito a 7ª série...

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Dia chato... mas nem tanto!

Como meu dia hoje foi muito chato, não vou escrever nada sobre ele. Eu nem ia escrever nada hoje, mas estava fuçando em um site sobre civilização egípcia (porque estou pensando em tatuar o olho de Horus) e encontrei uma mensagem do Chico que me fez esquecer as chatices todas que me tripudiaram hoje. Lá vai:

Tudo Passa...

Todas as coisas, na Terra, passam...
Os dias de dificuldades, passarão...
Passarão também os dias de amargura e solidão...
As dores e as lágrimas passarão.
As frustrações que nos fazem chorar...
um dia passarão.
A saudade do ser querido
que está longe, passará.

Dias de tristeza...
Dias de felicidade...
São lições necessárias que, na Terra,
passam, deixando no espírito imortal
as experiências acumuladas.
Se hoje, para nós, é um desses dias
repletos de amargura,
paremos um instante.
Elevemos o pensamento ao Alto,
e busquemos a voz suave
da Mãe amorosa
a nos dizer carinhosamente:
isso também passará...

E guardemos a certeza,
pelas próprias dificuldades já superadas,
que não há mal que dure para sempre.
O planeta Terra,
semelhante a enorme embarcação,
às vezes parece que vai soçobrar
diante das turbulências de gigantescas ondas.
Mas isso também passará,
porque Jesus está no leme dessa Nau,
e segue com o olhar sereno de quem guarda
a certeza de que a agitação faz parte
do roteiro evolutivo da humanidade,
e que um dia também passará...
Ele sabe que a Terra chegará a porto seguro,
porque essa é a sua destinação.

Assim, façamos a nossa parte
o melhor que pudermos, sem esmorecimento,
e confiemos em Deus,
aproveitando cada segundo, cada minuto que,
por certo... também passarão..."
"Tudo passa... exceto DEUS!"
Deus é o suficiente!

(Chico Xavier)

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Bandinha no centro!!

Na Borges tem de tudo!! Gente bizarra nem se fala... Semana passada foram as passeatas contra a enturmação e hoje uma bandinha resolveu começar a tocar do nada. Eu tava abrindo uns dentes lá e de repente começa a tocar "E que tudo mais vá pro inferno.", depois tocou "Meu coração é vermelho, de vermelho vive o coração (chegou a me dar náuseas), tocou "Aquarela do Brasil" e pra encerrar... Leandro e Leonardo (náuseas novamente). Mais bizarro que a tal banda são os pacientes que me indagam o que está acontecendo. E também tem aqueles que pedem pra eu ir até a janela ver o que se passa. Pra completar o dia, passo 15 minutos na fila do banco até a caixa perceber que o cartão que ela tentava passar estava vencido desde junho, e vai-se meu horário de almoço nessa brincadeira... tudo pra me associar no meu tricolor, que deixou escapar a vitória contra o corintians no último domingo, tsc tsc...

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Ma che paura!!!

Tinha esquecido como era andar de trem. Hoje relembrei e vou relembrar uma vez por semana até o fim do ano. Tem os usuários mal-educados, os cansados, as gordinhas cansadas que sempre estão à espreita de algum lugar vago, os mais idosos que saem empurrando os outros só porque acham que a idade lhes dá esse direito e por aí vai.
Minhas aulas de italiano recomeçam e inicio novamente o nível 2 porque no semestre passado larguei o curso no meio. Não gosto muito da idéia de mudar de turma, sempre é um risco!! Não que seja difícil eu fazer amizades novas, mas temos que nos readaptar, saber reconhecer os colegas chatos dos legais...
A minha turma está lotada. E tem um monte de gente bem mais velha que eu. Três senhoras me chamam atenção por não calarem a boca. E olha que é difícil alguém que fale mais que eu, mas as tias me ganharam. O professor é um cara meio introvertido com voz de mudo que tá aprendendo a falar. Ele pede que nos apresentemos aos pares. Cai pra mim um senhor bem mais velho, o mais velho da turma.
Ele se chama Marcelino (pane i vino??) e tem 71 anos, é engenheiro aposentado e fala italiano totalmente misturado com espanhol. Penso em avisar que ele está misturando os idiomas, mas decido ficar quieta. Deixa o tiozinho falar como quiser, oras!!! Me apresento e ele diz que também tem uma filha dentista chamada Carolina. Penso em reafirmar que me chamo Caroline, mas deixo passar essa também.
As 3 tias falantes são extremamente histriônicas e adoram falar alto e repetir 2 ou 3 vezes a última palavra que o professor diz: "Ah, é dovete, Neuza, e não dobete, viu? Dovete, dovete, dovete..." Tirando elas o resto me pareceu bem normal. Por enquanto.
Vem o intervalo e dou um pulo na sala da minha antiga turma que está no nível 3. Ah, que saudade deles... Tá na hora de voltar pra aula, mas decido matar o segundo período. Além de ser repeteco do semestre passado, eu não tava afim de ficar ouvindo aquelas tias.
Aproveitei pra ir no CRO e pegar minha carteira profissional definitiva, já que fez 2 anos que me formei. No Conselho corre tudo bem. Sem demoras, sem gente gritando, tudo na mais perfeita ordem. Pego minha documentação definitiva e vou embora.
Pego o bus até a rodoviária e em seguida o trem. Tudo correndo bem também até o momento em que toca o celular da mulher sentada ao meu lado. Quase fiquei surda porque a mulher parecia ter um megafone acoplado à boca.
E foi isso... Relembro de como existe gente estranha no centro de Porto Alegre, gente que se veste de forma estranha, anda e fala de modo estranho... Se bem que todos temos nossas estranhezas dentro da nossa "normalidade"...

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Parâmetros zero!!

Sinceramente não sei porque as pessoas me acham alta demais. Fala sério, meço 1.75m, nada fora dos padrões... Não bastasse todos os pacientes da minha mãe ficarem exclamando: "Nossa, como a tua filha é altaaaaa!!!!", hoje uma das minhas melhores amigas me saiu com essa:
- Ô Carol, aquele senhor que tava ali no teu consultório é o teu pai?
- Sim, o próprio.
- Mas eu pensei que ele fosse bem mais alto.
- Não, ele tem 1.78m. Pra homem acho pouco até.
- Bah, pela tua altura pensei que teu pai devesse ser um girafão!!!
- Como???
- Um girafão, oras... Pensei que ele fosse bem mais alto.
- Mas Larissa, eu tenho 1,75m. Por que ele deveria medir muito mais que isso? Se tu visse o Leonardo, então...
- Ah é? Por quê?
- Se meu pai era pra ser um girafão, o mano certamente seria um brontossauro, já que ele mede 1,94.
- Noooosssaaaa!!!! Como ele é altoooo!!!!

É só comigo mesmo...

Enquanto a irmã tenta dormir, seu amado irmão entra em ação:
- Ô CAROLINE!!! Ô CAROLINE!!!! CAROLINEEEEE!!!!
- Que que é?
- O que tu tá fazendo em casa uma hora dessas??? Não tinha que estar no consultório??
- Sim, mas é que minha pressão baixou demais e não estava me sentindo bem.
- E o que tu tá fazendo aí no quarto trancada?????
- Olha, até o presente momento eu estava tentando dormir, sabe...
- Ahhh, sei... Mas te trancou aí por quê?
- Pra justamente tu ficar do lado de fora e me dar uns minutos de paz!!!
- Não, não... tu não me engana!!! Quem é que ta aí contigo??
- ????????
- HEIN, CAROLINE?!?!?!?!
- Surtou, foi?
- Eu sei que tem alguém aí contigo!!! Abre a porta!!
- Leonardo, vai pro teu quarto, vai... Vai tocar a tua guita e me deixa dormir um pouco. Depois tenho que voltar pro consultório pra atender uma paciente.
- Humpf!.. Tu vai ver!!! Vou contar pra mãe!!
(Senhor, dai-me paciência, mas aquela paciência dos monges tibetanos!!!)
Passada uma hora, a irmã acorda, toma banho e o irmão corre para dentro do quarto dela:
- Posso saber o que tu tá fazendo aí, Leonardo??
- Tô aqui verificando!
- Verificando o que no meu guarda-roupas? Quer alguma roupa minha emprestada, é?
- Nada disso, engraçadinha... Tô procurando ele!!
- Ele quem, criatura???
- A pessoa que tava aqui contigo, oras!!
- Hummmmm... e aí, encontrou??
- Não!! Ele deve ter fugido pela sacada enquanto tu estava no banho!!
- Ahhh tá.... da sacada... esqueceu do detalhe de que moramos no 5° andar??
- Ah, não sei... mas nunca se sabe, né??

domingo, 12 de agosto de 2007

Dia dos pais, dos avôs, dos tios...

Bom, dia dos pais então. E sempre fico em dúvida em datas como essa. Onde passar o dia dos pais e das mães? Pois aqui em casa, meus pais se dividem e cada um vai visitar a sua família. Bom, como o dia é dos pais, minha mãe acaba ficando em casa com o pai dela e o meu irmão. Decido ir pra casa dos gringos, afinal meu pai estaria lá com o meu avô e aproveitaria pra me despedir do meu tio, que vai embora amanhã. Acordo quase meio-dia e meus avós já me ligam perguntando se eu não iria almoçar com eles. Me arrumo correndo e chego com meia hora de atraso.
Fico surpresa quando chego porque é a primeira vez que vejo pratos sobrando na mesa em vez de faltando. A trilha sonora não contribuiu muito: estava tocando axé e depois o pai botou o cd que dei pra ele de presente. Zezé di Camargo e Luciano!, bah, depois da terceira música começaram as manifestações pra mudar a trilha.
Bem, como cheguei atrasada sou a última a terminar de comer. De repente a Maristela entra na cozinha e pega o esmalte de unha branco dizendo que vai arrumar o risco do meu carro. Aí é que me dei conta que estavam todos lá olhando o risco. Ah, um risco de uns 2cm, nem merece toda a atenção que foi dispensada, mas tudo bem... deixa eles. Então era a Tela com o esmalte, a Odete com uma lata de cera pra carro, o tio com uma flanela. Parecia uma comitiva de extermínio:
- E aí, Tela? Arrumou o risco?
- Não, como eu to meio tchuca por causa do vinho acabei piorando!!!!
- Ah tá... não, só pra saber mesmo.
- É. Teu pai tá lá tentando consertar!
- Até imagino o que deve tá se passando...
Depois da tentativa frustrada de consertar o risco do carro, o tio começa a tocar Raul:
- Bah, tio. Não sabia que tu gostava de Raul.
- Aham, gosto muito desse maluco. Eu sempre ia nos shows que ele fazia em Belém.
- Shows do Raul em Belém???
- É, isso mesmo.
- Mas tio, tu não foi morar em Belém só em 94?
- Sim, antes eu morava em Curitiba, lembra?
- Sim, sim, lembro. Mas como é que tu poderia ir nos shows do Raul em Belém a partir de 94, se o cara morreu em 89????
- Alcides, seu burro!!! Tu ia era nos covers do Raul!!!!! (essa era a Maristela, óbvio..)
- Ah, dá tudo no mesmo... os caras eram a cara do Raul e cantavam bem parecido.
Depois do Raul, tomei conta do som e botei Beatles na roda. O povo se empolgou e alguns começaram a dançar. Chega a vó e reconhece o som:
- Ah, isso aí é aquele grupo lá que teve o cara que morreu com um tiro?
- É, vó. São os Beatles e o cara que foi assassinado era o John Lenon.
- Isso!! Beatles. Sempre gostei deles.
- É. Eles são muito bons mesmo.
- Como isso é moderno, né?
Ela tava falando do notebook onde estávamos vendo os clipes da banda, a Tela que pega a conversa no meio, diz:
- Que moderno o quê, mãe!!!! Beatles é do tempo do EPA, mais velho que eu!!!!
- Hummmmm... olha... estávamos falando do notebook, não da banda.
- Ahhhh tá... pensei que falavam dos beatles.
Dessa vez não teve música italiana, não teve o vô cantando em dialeto, nada disso. E acabei percebendo que é justamente isso que gosto mais nos almoços de família. Pouco depois chegaram meus primos com minha tia. Converso muito com a minha prima Rafaela e em seguida já é hora do café. Pouco depois me despeço de todos, principalmente do tio, que estará indo embora amanhã de manhã. E sei que meu avô fica muito triste nessa hora pois ele sempre acha que será a última vez que verá o primogênito. E insiste pra que na próxima vez ele traga o resto da família junto.
Quando vou dar tchau pro vô, ele diz de novo:
- Volta aqui semana que vem, Carôl! Quero muito que tu venha aqui. Gosto muito quando tu está aqui por perto.
Novo nó na garganta e mais uma vez sinto medo. Estou fazendo aquilo que ele me pede, mas mesmo assim temo pelo dia que virá pra todos. Afasto esses pensamentos porque a cozinha é invadida por: Volare, ôô, cantare... Tá, não é música italiana, eu sei. Mas num dia que não tocou La bella polenta uma vezinha sequer, Volare já tá de bom tamanho!!!

sábado, 11 de agosto de 2007

Gringo Sol, gringa Lua!

Uma das coisas que mais incomoda minha tia é a idade... É que ela é a caçula dos cinco filhos, mas hoje em dia ela não é mais tão caçula assim (que ela não me ouça...). Então, hoje depois do trabalho, fui na vó, aproveitei pra lavar o carro e tomar café com eles. Como sempre, o tio puxa o diálogo:
- E aí, Caroline, vai pra night hoje?
- Olha, tio, a princípio sim. E tu?
- Ah, depende... Se o meu amigo geólogo Sidnei vier aqui de noite, não vou sair.
- E se ele não vier? Vai pra onde?
- Ah bom, daí vou pro Sargent Peppers. Conhece?
- Nunca fui, mas conheço de nome.
- É, daí eu vou pra lá com a Maristela e as amigas dela.
(Agora entra a Tela no diálogo):
- É, mana, na verdade, vou mais é pra levar o Alcides, porque não gosto muito do Sargent.
- Ué, por que não? Sempre ouvi dizer que a música é muito boa lá.
- Ah, Caroline, mas lá só tem velho!!!
- Obrigada pela parte que me toca, Maristela. Mas até onde eu sei, tu não é mais tão jovenzinha assim!
- Sou muito mais nova que tu!!!!!
- Grande coisa, depois que passa dos 40, não muda muita coisa.
- Muda sim!!!! Sou 14 anos mais nova que tu, se é que tu ainda te lembra! E isso faz muuuuuita diferença, sim senhor!!
- Olha, tio... se bobear é melhor tu sair comigo, hehehe...
Pois é, a relação entre irmãos é sempre muito parecida, seja a idade que for...

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Eu me divirto...

- Oi, Fulano... veio pra uma avaliação?
- Sim, Dra.
- Hummm... então vamos examinar.
Começa o exame, dente a dente, avaliando se há cárie, cálculo, dentes a serem extraídos ou com necessidade de tratamento de canal, etc... O paciente começa a ficar inquieto, passa a olhar pra janela toda hora, cruza e descruza as pernas diversas vezes, até que pergunta:
- Dra, vai demorar muito?
- Como assim?
- O exame... vai demorar muito pra terminar?
- Não, por quê?
- É que assim ó... não tá ouvindo esse barulho?
- Barulho?
- É. Essas vozes na rua...
- Sim, estou. É uma passeata, não?
- Isso. Então termina logo o exame que não posso perder a passeata. Eles estão me esperando pra começar a falar no microfone!!!! (peito estufado nesse momento)
- Então por que tu veio fazer avaliação justo agora??
- Ah, é que a panfleteira é minha amiga, quis dar uma mão pra ela e resolvi subir aqui!
- Tá, pode ir. O exame já eras.

Gringos em Bento Gonçalves!!

Não tem nada que deixe um grigo da cidade mais feliz do que visitar sua terra natal. Bem, aqui na minha família todos são de Bento Gonçalves, exceto a minha geração em diante. Então, na última quarta-feira, meu pai levou meus avós e meu tio pra Bento. Foi a alegria dos gringos!! O tio já tava fazendo mil planos de ir na vinícola da Salton e comprar trocentos vinhos. O vô já tinha feito planos de ir na vinícola do sobrinho dele, Mário (não me pergunte qual porque não o conheço), pra trazer outros trocentos garrafões de vinho. Bom, o meu pai já começou a se irritar quando viu que eles queriam trazer Bento Gonçalves dentro da Cross Fox. Meus avós queriam parar em tudo que é lugar para comprar isso ou aquilo. O vô comprou nada mais, nada menos que 15 garrafões de vinho. O tio comprou 2 caixas de vinho da Salton. Meu pai trouxe 3 cucas, 1 pacote de grostoli, 1 pacote de biscoito amanteigado, 1 pão sovado enorme, 1 disco de pizza ultra-mega-power e por aí vai. Bom, o carro veio de arrasto, né... E chegando em NH, um puta trânsito por causa de um acidente. O pai freia, mas como o carro tava muito pesado, não deu tempo suficiente e ele tocou no carro da frente. Pronto, ele emputeceu!!! Deu o telefone do corretor de seguro pro dono do carrão agora arranhado. Voltou pro carro e soltou o verbo! Logo pros meus avós, tadinhos.... Se o vô ainda pudesse subir a serra, ele jamais pediria pra alguém levá-lo. O fato é que, depois da cirurgia que deixou meu avô sem uma das vistas, ele nunca mais subiu a serra. E jamais subirá. Fiquei brava com meu pai ser tão sem paciência. Sabe-se lá quantas chances ele ainda terá de levar meu avô pra passear na serra... Se eu pudesse, teria levado eles, certamente! Ainda quero ter esse prazer na vida... antes que não seja mais possível...

Por trás do computador...

O hobbie favorito do meu irmão é ler as minhas conversas de msn ou ficar atrás de mim lendo qualquer coisa que esteja escrito na tela do pc. Minutos atrás:
- Leonardo! Faz o favor de parar de ler aqui e ir embora??
- Ah, Caroline, deixa eu ler aí... Mas não to conseguindo entender o que tu tá teclando aí.
- É que é italiano, guri.
- Mas tu tá teclando com algum italiano, é??
- Não, é um amigo meu que sabe italiano.
- Ahhh tá...
- Tá, Leonardo, agora te manda!
- Deixa eu ficar... assim eu treino o meu português!
- Que português, Leonardo? Já disse que isso é italiano.
- Não, não isso. Ali naquele texto que tu tá lendo.
- Qual?
- Esse de "verbalgias"... O que são "verbalgias"???
- Ah, tu quer dizer verborragias...
- Ou isso. Então, quero que tu deixe eu ler pra melhorar o meu português. Pois, nessas coisas que tu lê aí sempre tem umas palavras difíceis!!!!!

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Almoço gringo na terça??

Pois é isso mesmo. Terminei de atender lá pelas 11h e resolvi ligar pra nona:
- Vó, que vai ter de almoço aí hoje?
- Ah, acho que tu não gosta, mas posso fazer alguma coisa pra ti. Tem sopa de capelletti e posso fazer um bife também.
- Tá, beleza. Daqui a pouco estou chegando. Vou levar o mano comigo, então, frita uns bifes a mais aí.
Tá, saio do consultório, passo em casa pra pegar o carro e o mano. Chegamos na vó e o almoço ainda não está pronto. Aí entendi quando ela disse que eu não gostaria do cardápio: mondongo (ECAAAAA). Mas vó é vó né... ela tinha feito polenta na chapa pra mim, bife, arroz, feijão e a sopa. Gringo é gringo e não adianta. Sempre tem banquete bem como sempre tem conversas a alto volume.
Durante o almoço surgem vários tópicos. O tio começa falando sobre camarão. A vó já larga que camarão tem muito colesterol:
- Ah, mas camarão tem muito colesterol, não posso mais comer.
- Nem tanto, mãe... A Mariana estudou na faculdade e disse que não é tanto assim.
- Ah, mas garanto que os professores dela não sabem nada ou devem ter alguma loja que vende frutos do mar!
- Hehehhehe... ai, vó... a senhora é um sarro!
- Mas claro, Nine, todos esses frutos do mar tem colesterol! O único que tem o colesterol bom é o salmão.
- O salmão? Pensei que fosse rico em ômega 3...
- Sim, por isso, né...
- Hummmmm... tá. (com vó não se discute, ainda mais com a Dalla Pozza)
O outro assunto surge logo em seguida:
- Tá, mano, então tu vai querer ir no Out Back hoje de noite?
- Não sei, Caroline. O que tem lá?
- Ah, é um restaurante, né. O pai e a mãe irão com o tio Alcides e a Maristela.
- Hummm... e que tipo de comida tem?
- Olha, é tipo uma casa de filés, sabe. Mas especializada em cozinha australiana.
- Carne de canguru?????? (explosão de risos...)
- Sim, Leonardo, carne de canguru...
Então todos terminam de comer e vou ajudar a vó com a louça (e bota louça nisso!!). O mano fica ensinando coisas de informática pro tio e eles colocam pra rodar no notebook o clipe da Take on me, do A-Ha. Tudo bem até que o mano fala que o pc do tio acusou vírus. A vó, que pegou o assunto pela metade, indaga:
- Vírus, que vírus??? Quem tá com vírus? É tu, Carôl?
- Não, vó, eu não!!!
- Então me fala quem é que já pego um remédio lá dentro!!
- Não, vó... quem tá com vírus é o computador do tio.
- E computador tem vírus???
- Aham.
- Mas como assim? E o que esse vírus faz?
- Ah, depende vó... mas de uma maneira geral, ele danifica o funcionamento do computador.
- Ah bom... no meu tempo só existia vírus que dava em gente.
Pois é, foi esse o almoço gringo de terça-feira. Muito bom sair da rotina de vez em quando...

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Nostalgia vespertina

Hoje de tarde fiz uma coisa que há muito não fazia... Vesti uma roupa de ginástica e fui caminhar. Assim, sem rumo. Aqui perto de casa mesmo, numas ruas arborizadas que gosto. É porque em Canoas não há parques decentes pra visitar. E caminhando deliro muito. Comecei lembrando da época em que não morava onde moro hoje.
Ahhh... era muito bom. Eu morava uma rua antes da casa dos meu avós. Eu estava sempre lá. Adorava dormir na casa da vó porque sempre tinha alguma coisa especial pra mim lá. A vó prepara um Nescau pra mim que ninguém nunca vai conseguir copiar. Sem falar nas geléias caseiras e na torrada de banana com canela.
E também tinha a Charlote, a gata siamesa. Naquela época eu não tinha gato algum, por isso eu adorava a Charlote, se bem que era muito unilateral esse sentimento.
Eu tinha um balanço na garagem que ganhei do vô. Era só meu até o dia em que fiquei grande demais pra ele e, como as cordas poderiam não agüentar, resolveram tirá-lo de mim. Foi lá que aprendi a andar de bicicleta sem rodinhas, subir em árvores, roubar goiaba do vizinho, andar de carrinho de lomba, costurar roupinhas pra boneca, etc...
De todos os netos fui a que mais aproveitou a casa deles. Sem sombra de dúvida. Tive a melhor infância que uma criança poderia ter. Sem tecnologias, sem computador, sem video game, sem cd ou mp3. Nada disso. Era boneca, bola e jogos de tabuleiro. E acho que é por isso que amo jogos de tabuleiro até hoje e detesto video game até hoje.
Nos fins-de-semana juntávamos todas as crianças da rua e começávamos as brincadeiras. E na hora da fome eu arrastava todo mundo pra casa da vó. Minhas tias enlouqueciam, a vó não. Ela preparava um baita café pra nós sem reclamar. Pois a vó sempre gostou de casa cheia e até hoje ela gosta. Gringa, né... Tudo é motivo pra cozinhar alguma coisa diferente, fazer um churrasco, um bolo ou um baita café-da-tarde estilo café colonial.
Amo muito os meus avós e, mesmo que eles não leiam esse post, vai ficar aqui registrado. Eles sabem o quanto os amo. Se hoje sou uma pessoa feliz, é porque tive uma infância feliz. E isso eu devo ao vô David e à vó Maria. Amo vocês!!!
PS: Sim, vô. Eu visitarei vocês o máximo que puder!!
PS2: atendendo à sugestão, dividi em parágrafos, mas não sei se melhorou muito...

domingo, 5 de agosto de 2007

Almoço gringo de domingo

Bom, hoje passei um dia muito bom. A começar pelo clima, né... finalmente parou de chover!! Acordei às 11h, como sempre faço aos domingos. E como todo domingo que se preza, acordei ao som da minha mãe e sua "maravilhosa" voz cantando "Homem com H" do Ney Matogrosso. Sabia que tinha almoço importante na vó porque meu tio que mora longe está nos visitando aqui. E o cardápio era irrecusável, acordaria às 8h, se necessário. Tivemos filés ao molho de palmito, arroz piamontese (algo assim) e batata palha. Tudo isso regado a muito vinho, músicas italianas e aquele falatório sem fim típico de gringos. Como sempre, na hora de arrumar a mesa, sempre esquecem de contar alguém da família. Então, hoje eu decido arrumá-la. Bom, pelo menos contei direitinho e não esqueci ninguém. Como a família não estava completa, os netos não precisaram sentar na mesinha do lado. Faltaram meus pais, a minha prima e o resto da família desse meu tio (eles moram em Belém-PA). Ah, como eu gosto da casa dos meus avós... É bem casa de vó, sabe... com pátio grande, jardim, 2 cozinhas, trocentos quartos e quartinho disso, quartinho daquilo, gatos (5, na verdade). Nem preciso dizer que as cozinhas são as peças maiores... estamos na casa de descendentes de italianos, né... Então, enquanto eu esperava o almoço ficar pronto, fui fuçar no computador, até porque na cozinha esse meu tio colocou umas músicas típicas do Pará que são bregas demais... Fico uns dez minutos no pc e começo a ouvir gritos: - Caroline!!! Vem!!! Tá na mesa!!! Vamos, Nine!!! Ô Carôl, tu non vem? (essa foi a vó). Detalhe: cada um da minha família resolveu gritar uma frase ao mesmo tempo... Tá, saí do computador e fui acalmar a fome e os gritos. Comida muito gostosa, bah, demais. E todos comem, dão risadas e falam muito alto. Eu, principalmente (e tenho que maneirar isso porque acabo falando alto em todos os lugares que estou, inclusive no trabalho). Meu tio debochado conta histórias da juventude dele e diz que tô ficando passadinha já e que está na hora de eu casar (hahaha... até parece, né tio?). Me pergunta sobre meu ex-namorado e os porquês dos porquês e etc... No fim da conversa ele pede que eu envie o convite do meu casamento o dia que eu for casar e que, se eu quisesse, ele me apresentaria alguns engenheiros que ele está treinando na Petrobrás no RJ (que é onde ele mora agora). Faz propagandas dos tais guris, mas todos cariocas. Não curto cariocas, tio... ainda mais cariocas que moram no Rio. Namoro não combina com distância, isso eu aprendi. Tá, resolveram me tirar da pauta (ainda bem) e começamos a ver fotos do tio durante o Pan. O tio trouxe um notebook e começamos a ver as coisas em cima da mesa. Tudo indo bem até que a Maristela resolve virar a garrafa de vinho em cima de mim e do notebook. Putz... era o tio saindo correndo pra secar o notebook e eu correndo pra molhar a calça e não deixar o vinho secar e manchar tudo. Aí, a cozinha que estava calma começou a fervilhar com as vozes com sotaque dos meus avós. Mas, como? Como foi derrubar o vinho, Maristela?? E no computador do teu irmão... Vai estragar! E a calça da Nine? Agora vai manchar... E que desperdício de vinho!!! Meia garrafa!! (esse era o vô, claro!). Cada um dando uma opinião diferente, falando alto e com as mãos, até que a vó me sai com essa: -Aahhh, Nine, mas não te preocupa, quando derrubam vinho por cima da gente, é sinal de sorte!!! Pergunto, então: -Sorte, vó? Pensei que vinho tinto derramado desse azar... E ela: -Não, não... o que dá azar é quando se derruba sal!! Bem, com vó não se discute, então deixa assim. Resolvido o assunto do vinho, começa a tocar músicas italianas: Funiculi, funiculá, La bella polenta (um sarrinho), La donna è mobile, La traviata e por aí vai... Bom seria se todos soubessem a letra, mas cantam assim mesmo, alto e desafinado. Ah, amo essa família!!! Amo os almoços de domingo! Vem a sobremesa: pudim de côco, mousse de nozes ou bolo de reis. Ou os três pra quem quiser... Dou mais um tempo e resolvo vir pra casa. Me despeço de todos. Quando vou dar tchau pro vô ouço uma coisa que mexe comigo: - Nine, venha aqui em casa o máximo de vezes que tu puder, tá? Venha sempre aqui!! Senti medo. Medo de um dia eu chegar naquela casa que amo e ele não estar lá. E esse é o meu maior medo: perder as pessoas que amo. Sei que esse medo será realidade um dia. Ah, mas isso é assunto pra outro post...

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

A gente vê de tudo...

Bom, almoço entre amigas é sempre bom, né? E melhor ainda onde todas são dentistas... Sempre tem história engraçada pra contar. Hoje no almoço, estávamos eu, a Pati e a Mari. Até que a Pati larga a pérola do dia, durante uma consulta inicial de avaliação:
No consultório:
- Então Fulana, tu vieste fazer uma avaliação. O que tem te incomodado?
- Como assim?
- Nos teus dentes... Tu estás aqui para fazer uma avaliação, não é?
- Sim, estou.
- Então, qual o problema nos teus dentes?
- Nenhum, oras.
- Então por que tu vieste aqui pra fazer avaliação?
- Ora, estou aqui pra fazer uma avaliação pra trabalhar como panfleteira na clínica, assim como as meninas que estão ali embaixo.
- Aaaahhhhh tá....

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Ah, meu pai eterno!!!

Tá, né... Só espero que o sacrifício valha a pena. Ontem fui na livraria em busca daquele livro "O Segredo". Tá, fui lá, perguntei pelo livro e tal, o atendente disse que estava em falta mas que chegaria ontem mesmo no final da tarde. Resolvi reservar um exemplar pra mim. Deixei o livro pago, tudo nos conformes. Disse pro rapaz - se bem que fiquei muito em dúvida se realmente se tratava de um rapaz - que pegaria o livro hoje pela manhã. Então, hoje de manhã, fui na livraria, falei com o mesmo vendedor e fiquei sabendo que os livros ainda não tinham chegado. Tá, tudo bem amigo/a (?) voltarei pela tarde. Volto pra casa, vou pro trabalho, saio mais cedo e entro na livraria pela terceira vez em menos de 24 horas. Gente saindo pelo ladrão. Aguardaria no fim da fila se houvesse uma. O mesmo vendedor vem falar comigo e disse pra eu aguardar que ele já me atenderia. Pois bem, nesse meio tempo ele atende uma velhinha, uma adolescente já mãe procurando adesivos da marca puma, a qual estava com o marido ou pai da cria sacudindo o baby que não parava de chorar. Depois chega no balcão uma moça que tinha efetuado o pagamento no caixa para retirar o pacote. Tá, agora é minha vez, penso. Mas não é que volta a moça e pede pro amigo bambi fazer pacote pra presente?? Ele me olha já constrangido e vai fazer o pacote da moça. Tá, agora serei eu!! Que nada! Nesse instante chega um piá estilo surf e como se eu nem estivesse ali, chama o vendedor que me atenderia e solicita atendimento: - Moço, olha só, eu deixei um livro encomendado e vim retirar. (Dai-me paciência, Senhor!). Aí o vendedor vai lá e busca o livro pro amigo surfista. Então o atendente abichornado pára, olha pra mim e pergunta: - Tu ainda não foste atendida?? Olha, na verdade, não - respondo. O piá do surf se dá conta e pede desculpas por ter furado a fila inexistente. Tá, não tem problema, guri. Finalmente sou atendida, pego o meu livro e vou embora. E de quebra, descubro que tenho mais paciência do que imaginava...