quarta-feira, 9 de abril de 2008

Desvairada...


A paciente entra no consultório da dentista, se queixando de algumas restaurações fraturadas e disse que é dentista aposentada. Bem que eu notei pois ela chegou dizendo o número dos dentes, a face que estava fraturada e alguns outros detalhes que um leigo não saberia dizer. E então ela começa a contar sobre alguns dramas que ela viveu e tal (pra vocês verem que até quando um dentista é paciente, ele acha que a cadeira é um divã, hehehe...). Enfim, fiz o procedimento e, bem no finalzinho ela me diz:

- Ah, olha só, esqueci de dizer uma coisa...
- O que, D. Fulana?
- Esqueci de dizer que tenho hepatite C.
- Ah, sim.... Que bom que a senhora lembrou de dizer só agora.
- Pois é... nunca me lembro desses detalhes!
- Detalhes?? Bem, e se eu tivesse HIV, a senhora gostaria de ficar sabendo somente ao final do procedimento?

Ninguém merece... Fica o alerta aos meus colegas da área da saúde, que lidam diariamente com pessoas contaminadas, seja HIV ou hepatite, que devem sempre usar o EPI completo, como se todos os pacientes fossem contaminados por alguma coisa. E, muito importante também, o preenchimento completo das fichas de anamnese, indicando doenças que o paciente teve, reações alérgicas, tratamentos em andamento e medicações administradas. Nesse caso, não tinha anotação nenhuma na ficha da paciente no que se referia à hepatite C. Obviamente, depois que ela passou pelas minhas mãos, anotei em letras garrafais, piscantes e em cor neon: PACIENTE PORTADORA DE HEPATITE C. Pelo menos o próximo colega que atendê-la irá tomar mais cuidado.

3 comentários:

Vica disse...

Amiga, com o perdão da palavra, mas sabe o que é isso: filhadaputice. Ainda mais que a dita não era leiga. Nojo de gente assim. Te cuida!

Madureira disse...

vc usou as luvas e a mascarinha, né?

Carol disse...

Claaaaro!!! E óculos de proteção tb!!