domingo, 27 de setembro de 2009

Ode ao(s) amigo(s).

Eu nem ia escrever aqui hoje, sabe... Mas eu tive que vir. Eu vim pra fazer um brinde à amizade.

Sim, porque eu coloco as minhas amizades no mesmo patamar da minha família. Tem gente que dá mais valor pra namorados, rolos, ficantes, amantes ou qualquer coisa do gênero. Mas se existe uma coisa que aprendi com meu primeiro namorado, há 8 anos, foi que "namorados vêm, namorados vão... mas os amigos sempre ficam." De fato, essa foi a única coisa que eu guardei daquele namoro.

Vim pra brindar as amizades antigas, as recentes, as mais ou menos antigas e recentes. Brindo às amizades confidentes, às amizades que eram muito amigas e que hoje estão meio afastadas, também brindo às amizades que estão na Europa ou em qualquer canto desse Brasil. Brindo às amizades da época do colégio, da época da praia, do cursinho ou da faculdade. Brindo às amizades próximas e às distantes. E àquelas que são distantes e muito próximas ao mesmo tempo.

Brindo às amizades confidentes (de novo), às eventuais e às não- confidentes. Também brindo, como não poderia deixar de ser, às amizades virtuais. Sim, porque nos dias de hoje, temos muitas amizades virtuais. E digo que uma delas eu preferia que fosse mais real, com menos web cam e mais face to face.

Só não brindo às amizades oportunistas, egoístas, esporádicas. Amizades onde não há confiança, onde só há fantasmas, interesse próprio. Acho que tive pouquíssimas "amizades" como essas. Julgo-me muito feliz por ter amigos. E com "A" maiúsculo. Principalmente os confidentes, que, às vezes me deixam triste, às vezes somem um pouquinho, me magoam, mas que sei que são meus amigos de verdade.

Mas o meu amigo mais amigo, mais presente e longe ao mesmo tempo, que me diz as verdades, que me aguenta com minhas confidências, com meus devaneios de "meninona", que me elogia quando tem que elogiar e ralha comigo quando tem que ralhar (até que é pouquinho) é o Zé. O Zé é uma das pessoas mais bonitas que eu conheço, com seus defeitinhos (mas quem não os tem?), ficou meio lerdinho de algumas semanas pra cá (mas isso não é culpa dele, é culpa do lexa), mas eu amo muito ele, com defeitinho, lerdinho e teimosinho (mal do nosso signo). Eu vivo dizendo pra ele ficar gel mas não adianta porque ele encana sempre. Ele tem um futuro muito bonito pela frente porque vai conquistar um monte de coisas legais além daquelas que já conquistou. A vida dele vai ser muito bonita e ele sempre me dá conselhos pra minha vida ser bonita também, diz pra eu largar de mão algumas coisas que trancam a minha vida, diz pra eu usar só a bota, sem a faca (juro que estou me esforçando!!!). Ele se preocupa comigo porque é meu hermanito. Meu hermanito tricolor doente, bairrista, que adora inticar comigo na semana Farroupilha e que tem um saldo devedor para com a minha pessoa. Saldo esse que acabou de ser zerado depois da última conversa (se bem que eu gostaria de receber esse saldo, hehehehe). Hermanito, já fechamos em dezesseis, superamos todos os outros.

Obrigada por existir, tu mora no meu coração.

PS: a imagem que eu queria publicar não vai dar pra publicar. Sorry.

Nenhum comentário: