sexta-feira, 28 de março de 2008

Olha, depois do assédio celulárico que venho sofrendo desde quinta passada, quando a secretária do consultório deu o número do meu celular pra uma paciente- impaciente, achei de bom tom publicar esse e-mail que recebi da minha grande amiga Mari, que estará defendendo tese de mestrado em cirurgia nesta quarta. É um e-mail curto que cabe publicar aqui, como forma da minha indignação ao ser perturbada diariamente, cerca de 4 à 5 vezes, seja através de longas ligações (mesmo quando eu digo que estou atendendo um paciente ou mesmo quando eu estou dirigindo), seja através de torpedos sms turbinados. Tá, agora que expliquei, lá vai:

(também vale para médicos, farmacêuticos e todo tipo de profissional liberal que, de alguma forma, sinta-se desconfortável com algo no seu trabalho):

Manual básico de como se utilizar um dentista:
COISAS QUE O PACIENTE PRECISA SABER:

1 - DENTISTA dorme. Pode parecer mentira, mas DENTISTA precisa dormir como qualquer outra pessoa. Não o acorde sem necessidade!
Esqueça que ele tem telefone em casa, ligue para o consultório.

2- DENTISTA come. Parece inacreditável, mas é verdade. DENTISTA também precisa se alimentar, e tem hora para isso.

3 - DENTISTA pode ter família. Essa é a mais incrível de todas: mesmo sendo um DENTISTA a pessoa precisa descansar no final de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar sobre odontologia.

4- DENTISTA,como qualquer cidadão, precisa de dinheiro. Por essa você não esperava, né? É surpreendente, mas DENTISTA tb paga impostos,comida, precisa de combustível, roupas e sapatos, consome Lexotan para conseguir relaxar etc. E o fundamental: pode parecer bizarro, mas os livros para 'UPLOAD' do profissional, os cursos, o operacional do consultório e a administração disso tudo não acontecem gratuitamente. Impressionante, não?
Entendeu agora o motivo dele cobrar uma consulta?

5 - Ler, estudar é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada.

6 - Não é possível examinar dentes pelo telefone.Precisa comentar?

7 - De uma vez por todas, vale reforçar: DENTISTA não é vidente, não joga tarô e nem tem bola de cristal. Ele precisa examinar o paciente para saber do que se trata. Se quiser um milagre,tente uma macumba e deixe o pobre do DENTISTA em paz.

8 - Em reuniões de amigos ou festas de família, o DENTISTA deixa de ser DENTISTA e reassume seu posto de amigo ou parente, exatamente como era antes dele passar no vestibular. Não peça conselhos sobre como recuperar um dente, sobre um tratamento feito por outro profissinal ou mesmo sobre honorários.Por mais que o DENTISTA esteja de folga, pare de confundi-lo com plantonista 24 horas, ok?!

9 - Não existe apenas uma 'olhadinha' - qualquer procedimento tem que ser pensado, estudado, analisado e é
claro, cobrado.

No meu caso, os itens 1, 2, 3, 6 e 7 estão bem aplicados no caso da paciente-impaciente.

Beijos a todos!

3 comentários:

Vica disse...

Bah, que sacana! Deu teu celular pra paciente?? Ninguém merece!

Anônimo disse...

na minha opinião.......estes dizeres do email deveriam ser entregues aos pacientes na primeira consulta já.....só eu sei o que foi sofrer com cento e poucos pacientes fazendo isso comigo!!!!arghhhhhhhhh

Carol disse...

Ainda bem que tu deu um jeito: trocou o número do celular! Pensei em fazer o mesmo, mas por questão de comodidade, achei melhor mantê-lo desligado e só atender números que conheço. Se eu quase pirei com uma paciente apenas, com cento e poucos então, eu estaria no São Pedro hoje.
Beijocas.