sexta-feira, 7 de março de 2008

Pense!


Sabe... é engraçada a forma como encaramos as relações humanas. Sempre pensamos que conhecemos as pessoas, mas devido à circunstância A ou B, as pessoas mudam totalmente, mostram-se como realmente são. Penso sobre isso todos os dias em relação às pessoas que me cercam ou até mesmo sobre aquelas que vejo na rua.

Amigos se aproximam em horas difíceis, se afastam quando as coisas melhoram ou quando conhecem alguém especial. Alguns nunca se distanciam, mantendo uma espécie de matrimônio: na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, etc... Mas confesso que são poucas essas amizades. Tenho amigas que se afastam quando começam a namorar, mas sei que elas estarão sempre lá. Tem aquelas que nunca foram minhas amigas e que deixei de lado. A verdade é que jamais conhecemos alguém por inteiro, apenas conhecemos aquilo que o(a) outro(a) permitir que conheçamos.

Existem amigos que surgem apenas quando eles estão necessitados de ajuda e atenção e, quando melhoram, esquecem-se da gente. Tem gente que se aproxima pra fazer mal, tirar vantagem, "roubar" amizades alheias... É lamentável que exista gente assim. Gente invejosa, aproveitadora, sanguessuga e inescrupulosa. Seria tão mais fácil se as pessoas preocupassem em melhorar, deixar o egoísmo, a inveja e a fofoca de lado. Tipo, cada um cuidando de si mas também tendo tempo de ajudar os amigos, sabe...

Quando eu estava na 6ª série tive uma matéria chamada relações humanas. Era muito bom pois nos dava a noção de limites, que é uma coisa fundamental e que tanta gente ignora. No 1° ano do 2° grau estudamos psicologia, que foi muito proveitosa pra entender alguns distúrbios como esquizofrenia, por exemplo. Acho que todos deveriam fazer um pouco de terapia em algum momento da vida, como uma busca por si mesmo através de sua essência.

2 comentários:

Vica disse...

Às vezes eu penso que o mal realmente domina, sabe? Como é fácil o mau humor de uma pessoa contagiar até pessoas bem humoradas, quando o contrário nem sempre ocorre... assim também parece mais fácil ser invejoso, egoísta e tudo de ruim nesse mundo.

Carol disse...

É verdade, o mau humor contagia, ou melhor, são as pessoas que se deixam contagiar. Seria tão bom se fosse diferente...