domingo, 5 de agosto de 2007

Almoço gringo de domingo

Bom, hoje passei um dia muito bom. A começar pelo clima, né... finalmente parou de chover!! Acordei às 11h, como sempre faço aos domingos. E como todo domingo que se preza, acordei ao som da minha mãe e sua "maravilhosa" voz cantando "Homem com H" do Ney Matogrosso. Sabia que tinha almoço importante na vó porque meu tio que mora longe está nos visitando aqui. E o cardápio era irrecusável, acordaria às 8h, se necessário. Tivemos filés ao molho de palmito, arroz piamontese (algo assim) e batata palha. Tudo isso regado a muito vinho, músicas italianas e aquele falatório sem fim típico de gringos. Como sempre, na hora de arrumar a mesa, sempre esquecem de contar alguém da família. Então, hoje eu decido arrumá-la. Bom, pelo menos contei direitinho e não esqueci ninguém. Como a família não estava completa, os netos não precisaram sentar na mesinha do lado. Faltaram meus pais, a minha prima e o resto da família desse meu tio (eles moram em Belém-PA). Ah, como eu gosto da casa dos meus avós... É bem casa de vó, sabe... com pátio grande, jardim, 2 cozinhas, trocentos quartos e quartinho disso, quartinho daquilo, gatos (5, na verdade). Nem preciso dizer que as cozinhas são as peças maiores... estamos na casa de descendentes de italianos, né... Então, enquanto eu esperava o almoço ficar pronto, fui fuçar no computador, até porque na cozinha esse meu tio colocou umas músicas típicas do Pará que são bregas demais... Fico uns dez minutos no pc e começo a ouvir gritos: - Caroline!!! Vem!!! Tá na mesa!!! Vamos, Nine!!! Ô Carôl, tu non vem? (essa foi a vó). Detalhe: cada um da minha família resolveu gritar uma frase ao mesmo tempo... Tá, saí do computador e fui acalmar a fome e os gritos. Comida muito gostosa, bah, demais. E todos comem, dão risadas e falam muito alto. Eu, principalmente (e tenho que maneirar isso porque acabo falando alto em todos os lugares que estou, inclusive no trabalho). Meu tio debochado conta histórias da juventude dele e diz que tô ficando passadinha já e que está na hora de eu casar (hahaha... até parece, né tio?). Me pergunta sobre meu ex-namorado e os porquês dos porquês e etc... No fim da conversa ele pede que eu envie o convite do meu casamento o dia que eu for casar e que, se eu quisesse, ele me apresentaria alguns engenheiros que ele está treinando na Petrobrás no RJ (que é onde ele mora agora). Faz propagandas dos tais guris, mas todos cariocas. Não curto cariocas, tio... ainda mais cariocas que moram no Rio. Namoro não combina com distância, isso eu aprendi. Tá, resolveram me tirar da pauta (ainda bem) e começamos a ver fotos do tio durante o Pan. O tio trouxe um notebook e começamos a ver as coisas em cima da mesa. Tudo indo bem até que a Maristela resolve virar a garrafa de vinho em cima de mim e do notebook. Putz... era o tio saindo correndo pra secar o notebook e eu correndo pra molhar a calça e não deixar o vinho secar e manchar tudo. Aí, a cozinha que estava calma começou a fervilhar com as vozes com sotaque dos meus avós. Mas, como? Como foi derrubar o vinho, Maristela?? E no computador do teu irmão... Vai estragar! E a calça da Nine? Agora vai manchar... E que desperdício de vinho!!! Meia garrafa!! (esse era o vô, claro!). Cada um dando uma opinião diferente, falando alto e com as mãos, até que a vó me sai com essa: -Aahhh, Nine, mas não te preocupa, quando derrubam vinho por cima da gente, é sinal de sorte!!! Pergunto, então: -Sorte, vó? Pensei que vinho tinto derramado desse azar... E ela: -Não, não... o que dá azar é quando se derruba sal!! Bem, com vó não se discute, então deixa assim. Resolvido o assunto do vinho, começa a tocar músicas italianas: Funiculi, funiculá, La bella polenta (um sarrinho), La donna è mobile, La traviata e por aí vai... Bom seria se todos soubessem a letra, mas cantam assim mesmo, alto e desafinado. Ah, amo essa família!!! Amo os almoços de domingo! Vem a sobremesa: pudim de côco, mousse de nozes ou bolo de reis. Ou os três pra quem quiser... Dou mais um tempo e resolvo vir pra casa. Me despeço de todos. Quando vou dar tchau pro vô ouço uma coisa que mexe comigo: - Nine, venha aqui em casa o máximo de vezes que tu puder, tá? Venha sempre aqui!! Senti medo. Medo de um dia eu chegar naquela casa que amo e ele não estar lá. E esse é o meu maior medo: perder as pessoas que amo. Sei que esse medo será realidade um dia. Ah, mas isso é assunto pra outro post...

Um comentário:

Marcelino, Pane i Vino disse...

Olha, rapunzel, já te disse o q eu acho, né?? Nunca te esquece daquilo!!! Adoro tuas histórias. Sugestão: divide os parágrafos. Fica mais fácil de ler. Farei isso no meu tb!!!
Beijos.